domingo, 26 de abril de 2009

João António Arruda



(Publicado no Correio do Ribatejo de 3 de Março de 1995)


Resolvemos começar esta série de FIGURAS RIBATEJANAS com o fundador deste semanário que viu a luz do dia do distante ano de 1891.

João Arruda não é só lembrado por constar do cabeçalho do jornal, pelo menos uma vez por ano é feita uma referência de maior amplitude pelos directores que o seguiram, seu filho o Dr. Virgílio Arruda e pelo actual director, Bernardo de Figueiredo. Nada de mais justo.

Estas são as referências certas, mas outras aparecem, oriundas das mais variadas penas.

Por outro lado os seus artigos voltam às páginas do jornal, como acontece com os MEMORANDOS, da Dra. Rosalina Melro e “CORREIO CENTENÁRIO”, só para referir os últimos exemplos.

Começar por João Arruda tem para nós o sentido da única homenagem que lhe podemos prestar, ainda que bem simples.
***
João António Arruda, de seu nome completo, nasceu em 18 de Novembro de 1868 na Ribeira de Santarém e faleceu nesta cidade a 14 de Maio de 1934.

Dedicou sempre à terra natal acrisolado amor, mas nunca esqueceu os interesses de toda a região.

Iniciando a sua vida profissional com as maiores dificuldades materiais, como tipógrafo, imediatamente começou a ilustrar-se e foi um dos maiores autodidactas portugueses.

Aos vinte e dois anos fundou o semanário “O Santareno”, que escrevia, compunha e imprimia, isto é, fazia o trabalho que devia pertencer a uma equipa!

Em 9 de Abril de 1891 sai o primeiro número do “Correio da Extremadura” que substituiu o título anterior.

Espírito culto abordou todos os tipos de jornalismo, o que fez com muita dedicação e competência.

Percorreu grande parte da Europa e Norte de África, tendo publicado as suas impressões de viagem em livros que intitulou “Cartas de um Viajor” e “Céus de Itália”. Publicou ainda, “Através de Santarém”,

Escreveu para revista, “Marmelos de Alcorça” que versava temas locais e que obteve grande número de representações e as farsas populares “O Enterro do Bacalhau” e “A Serração da Velha”, que obtiveram êxitos espectaculares.

Vereador do Município de Santarém, administrador do concelho de Almeirim e Procurador à Junta Geral do Distrito de Santarém.

Dirigiu, até falecer, o seu jornal, por isso durante quarenta e três anos, sendo substituído por seu filho.

João Arruda foi distinguido a título póstumo pelo Chefe do Estado, em 1992, com a “Comenda de Mérito”, no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

_______________________

Santarém no Tempo, Virgílio Arruda, 1971
Correio do Ribatejo de 1983.07.10, de 1986.11.21, de 1988.11.25 e de 1992.06.19.