terça-feira, 15 de setembro de 2009

D. Leonor de Portugal

(PUBICADO NO CORREIO DO RIBATEJO DE 7.7.1995)



Esta infanta, filha de D. Duarte e de D. Leonor de Aragão, nasceu, segundo uns, em Torres Novas, segundo outros, em Torres Vedras, no dia 18 de Setembro de 1434.

Pedida em casamento aos dezasseis anos para o Imperador da Alemanha, Frederico III, reinando seu irmão D. Afonso V, concedeu-lhe este um dote de 60 000 florins de ouro.

A celebração do consórcio tornava-se indispensável para o rei a fim de poder readquirir uma parte do prestígio internacional que tinha perdido pelo modo como se comportou com os tios e os primos.

O casamento realizou-se em Lisboa, por procuração, no dia 9 de Agosto de 1451 com pompa e circunstância.

As Cortes de Santarém de 1451 foram convocadas com o intuito do pedido de lançamento de uma contribuição para fazer face às despesas do casamento, o que ficou dos 150 000cruzados orçamentados.

Depois de faustosas comemorações saiu do Tejo no dia 25 de Outubro de 1451, numa frota comandada por Pedro Rodrigues de Castro e acompanhada de grande séquito.

A armada era composta por seis naus e vários navios menores tendo sido atacada pelos piratas que foram repelidos.

Chegando a Leorne a 2 de Fevereiro de 1452, o imperador mandou cumprimentá-la por altas figuras e fazê-la acompanhar até Sena, onde a estava esperando.

A comitiva seguiu depois para Roma onde os esposos foram coroados, primeiro ele de Imperador, depois a sua jovem, loira e esbelta esposa, de Imperatriz, o que foi feito pelo Papa Nicolau V.

Um dos fidalgos que assistiu à coroação, Lopo de Almeida, feito Conde de Abrantes, redigiu depois uma relação circunstanciada dos acontecimentos.

Do casamento nasceram quatro filhos, um dos quais foi o Imperador Maximiliano I, que veio a casar com Maria de Borgonha, filha e herdeira de Carlos, o Temerário e a ser pai de Filipe e avô d Carlos V.

D. Leonor, que morreu com trinta e três anos, a 3 de Setembro e ficou sepultada no Mosteiro da Ordem de Cister, na cidade de Neustadt, era muito estimada pelos alemães.
_____________________________

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira
História de Portugal, Joaquim Veríssimo Serrão
História da Europa, Vol II, João Ameal
História de Portugal, dir. J.H. Saraiva, Publicações Alfa
Dicionário da História de Portugal, dir. de Joel Serrão
Dicionário Ilustrado da História de Portugal, Edições Alfa