sábado, 3 de outubro de 2009

Frei João Álvares

(PUBLICADO NO CORREIO DO RIBATEJO DE 4 DE AGOSTO DE 1995)

Este torrejano do século XV, notabilizou-se na sua área (religião) e na escrita.

Religioso da Ordem de São Bento de Avis, foi secretário do Infante Santo, D. Fernando, um escalabitano que ainda não referimos.

[Infante Santo]

Acompanhando o Infante no cativeiro de Fez, regressou a Portugal conseguindo trazer os intestinos do mártir que entregou a D. Afonso V, seu sobrinho, estando em Santarém.

É feito abade comendatário do convento beneditino de Paço de Sousa, onde a sua acção moralizadora fez acabar com os maus costumes em que se encontravam os frades.

Condena o procedimento dos que alienaram as propriedades da Igreja como se fossem bens profanos e seculares e fez umas constituições para observância religiosa”muito bem ordenadas para o espiritual e temporal”, as quais foram aprovadas a seu pedido pelo pontífice Paulo II.

No breve de aprovação dizia o papa que também o expedia a pedido de D. Isabel, filha de D. João I. casada com o duque de Borgonha.

Frei João Álvares descreve em três cartas o estado em que foi encontrar o mosteiro de Paço de Sousa e os outros da sua Ordem do bispado do Porto.

Os religiosos ofereceram resistência à visitação de Frei João, unindo-se todos contra ele que lhe proíbe que tivessem terra de posse individual, não só por ser contrário à regra, mas porque daí resultava pretexto de haver mulheres naquelas terras, que saíssem do mosteiro, nem para dizer missa, que recebessem seculares, que comessem carne ás quartas-feiras.

Aconselhavam os monges que sofressem pacientemente as disposições da sua autoridade, sem contudo permitirem a corrupção de verdade, do direito e da justiça da Ordem.

[Obra literária de Frei João]

Viajou por Londres e Roma. Mandou aos seus frades a tradução de três cartas atribuídas a Santo Agostinho, a Regra d São Bento e uma cópia da “imitação de Cristo”.

Escreveu a Relação do cativeiro do Infante D. Fernando, impressa pela primeira vez em 1527, em que relata com singeleza os factos dramáticos da vida do Infante.
_____________________________________

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira
Dicionário de História de Portugal, dir. de Joel Serrão
Lello Universal, Dicionário Enciclopédico