terça-feira, 27 de julho de 2010

António de Oliveira Marreca

(PUBLICADO NO CORREIO DO RIBATEJO DE 19 DE NOVEMBRO DE 1999)

António de Oliveira Marreca, nasceu na Ribeira de Santarém a 26 de Março de 1805 e faleceu em Lisboa no dia 9 de Março de 1889, por isso com quase oitenta e quatro anos de idade.

Político coerente nas suas ideias base, activista e de esquerda. Economista de renome, considerado um dos primeiros da Europa, no seu tempo.

Foi professor de Economia Política no Instituto Industrial de Lisboa, em 1852, num período de acalmia política.

Exerceu o lugar de director da Biblioteca Nacional e de guarda - mor da Torre do Tombo (1861) e foi sócio da Academia Real das Ciências de Lisboa.

Muito jovem, ficou fascinado pelas ideias da Revolução de 1820.

Liberal e revolucionário, entrou em quase todas as conspirações contra o absolutismo pelo que foi preso pela polícia de D. Miguel, mas conseguiu evadir-se e refugiou-se em Londres. Aí, tomando contacto com as doutrinas inovadoras dos economistas ingleses da época, apurou a sua formação.

Com a vitória liberal em 1834, regressa à Pátria, sendo nomeado no ano seguinte director administrativo da Imprensa Nacional, onde procedeu à sua reorganização.

Em 1836 está no Setembrismo ao lado de Passos Manuel e dez anos depois entra na Junta Revolucionária de Lisboa que se opõe ao cabralismo.

Publicou em 1838 a mais importante das suas obras escritas: Noções Elementares de economia e Política.

Ajudou a fundar, em 1837, juntamente com Alexandre Herculano, o Panorama, órgão literário onde publicou, entre outros trabalhos de índole histórica, O Conde Soberano de Castela, Fernão Gonçalves (1844) que não concluiu. Merece igualmente a sua colaboração no campo económico, fazendo publicar trabalhos de reconhecido valor.

Entrou na revolta da Janeirinha, em Janeiro de 1868 e no ministério que então se constituiu, foi-lhe oferecida a pasta da Fazenda que não aceitou.

Aderindo ao Partido Republicano, foi presidente do seu primeiro directório, sendo o principal mentor da redacção do programa político, publicado em 1878. Defendia uma forma moderada de República em que a soberania do povo tenha maior extensão e as injustiças sociais estejam diluídas.

Em 1881 defendeu no Parlamento com intransigência a não entrega à Inglaterra da baía e território de Lourenço Marques.

Foi deputado em cinco legislaturas, merecendo a sua especial atenção os assuntos financeiros e económicos.

Colaborou na organização do Código Civil.

Prestou a sua colaboração, além do Panorama, na Ilustração, Jornal Universal, Revolução de Setembro, Revista Económica e no Ateneu, além de outros.

Publicou diversos trabalhos sobre economia política.

_______________________________

Dicionário Ilustrado da História de Portugal, Publicações Alfa.

Dicionário Bibliográfico Portiguês, Inocêncio Francisco da Silva, 1858.

Dicionário de História de Portugal, Dir. de Joel Serrão.

Santarém no Tempo, Virgílio Arruda.