terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Braz Ruivo

(PUBLICADO NO CORREIO DO RIBATEJO DE 24 DE NOVEMBRO DE 2006)



Augusto Braz Ruivo, de seu nome completo, nasceu na cidade de Santarém, mais propriamente no “Largo do Seminário” em 3 de Maio de 1906.

Depois de terminar o curso no Liceu de Sá da Bandeira, na sua cidade natal, acaba por ingressar nos quadros da Caixa Geral de Depósitos, como funcionário.

Desde muito novo revelou excepcional aptidão para as artes plásticas e recebe as primeiras lições do pintor de arte, António da Saúde que dava aulas no liceu de Santarém.

Naturalista por excelência, dedicou-se ao levantamento da monumentalidade escalabitana, reproduzindo através do óleo, aguarela, carvão ou sépia, além do património edificado, as paisagens circundantes.

Esta dedicação levou-o a colaborar, ilustrando Santarém, lenda e história, de Eugénio de Lemos, 1940, em Santarém, História e Arte, de Joaquim Veríssimo Serrão, 1950 e em Santarém no Tempo, de Virgílio Arruda, 1971.

Prestou igualmente a sua colaboração no restauro efectuado na igreja do antigo Hospital da Misericórdia de Santarém.

Em finais da década de trinta os seus trabalhos deram origem a uma colecção de postais de arte, penso que em número de vinte, intitulada, Santarém Monumental, numa edição da Casa Ruivo Júnior, de Santarém e de que penso houve pelo menos duas edições.

Aposentou-se na década de sessenta e agora com mais tempo disponível, realiza dúzia e meia de quadros dedicados à Quinta de Vale de Lobos, reproduzindo com mestria os locais e conjuntos mais significativos e onde viveu e faleceu o historiador Alexandre Herculano.

Este conjunto de obras veio a ser adquirido pela Câmara Municipal de Santarém que o homenageou na passagem do 1º Centenário do seu nascimento e no qual se incluiu a exposição destes trabalhos.

Manteve-se sempre fiel à escola que abarcou.

Encontra-se representado em museus nacionais e estrangeiros, em colecções particulares e em vários organismos oficiais de Santarém e de Setúbal.

Augusto Braz Ruivo veio a falecer na Póvoa de Santo Adrião em 6 de Novembro de 1983, ficando sepultado no cemitério de Loures.
______________________________________

Santarém no Tempo, Virgílio Arruda, 1971
Santarém – Raízes e Memórias, José Campos Braz, 2000
“O 1º Centenário do Pintor Braz Ruivo, Prof. Doutor Joaquim Veríssimo Serrão, in Correio do Ribatejo de 13 de Abril de 2006-10-29
“Câmara de Santarém homenageia o pintor Braz Ruivo no centenário do seu nascimento, Correio do Ribatejo de 5 de Maio de 2006


Pequena nota do autor

Conheci na minha juventude este grande artista que era amigo de infância de meu pai e que quando se encontravam não deixavam de dar dois dedos de conversa. Foi numa situação dessas que o conheci. Era uma figura imponente, alto, forte e de grande gentileza. Procurava sempre ver os seus trabalhos que muito apreciava. Guardo como relíquia duas colecções dos seus postais, que recebi de meu pai.