terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Torcato Pinheiro

(PUBLICADO NO CORREIO DO RIBATEJO DE 29 DE AGOSTO DE 2008)



Alfredo Torquato Pinheiro nasceu em Santarém a 23 de Outubro de 1850.

Dividiu a sua actividade por três áreas: - militar, professor e artista plástico.

Na Escola do Exército, em Lisboa, tirou o curso de Infantaria, frequentando também a Academia de Belas Artes, nas modalidades de desenho e pintura, o que o relacionou com grandes artistas do seu tempo.

É colocado em 1882, como militar, num regimento da cidade do Porto e aí cria amizade com o escultor Soares do Reis e o pintor Marques de Oliveira.

É frequentador assíduo do “atelier” do escultor, autor da estátua O Desterrado, e a seu convite colaborou com primorosos desenhos na revista Arte Portuguesa, do Porto.

Entretanto concorre ao lugar de professor da Escola de Desenho Industrial de Passos Manuel, em Vila Nova de Gaia, sendo provido do lugar. Transfere-se depois para a Escola Industrial Infante D. Henrique, no Porto, sendo depois nomeado seu director.

Continuava contudo ligado à vida militar que conciliava com esta, até que, por exigências da sua carreira militar, teve de abandonar aquelas funções, sendo-lhe prestada afectuosa homenagem por professores e alunos.

[Pintura de Torcato Pinheiro]

Os seus tempos livres consagrava-os à pintura, apresentando quadros de paisagens em várias exposições, tendo realizado uma individual, no ano de 1899.

Está representado em alguns museus e galerias particulares.

Faleceu na vila da Barquinha em 13 de Fevereiro de 1910 quando se encontrava reformado de general.

________________________________________

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira

Santarém no Tempo, Virgílio Arruda, 1971