sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Pezinhos de carneiro



Enquanto uns lhe chamam pezinhos de carneiro outros optam por designá-los por mãozinhas de borrego, o que vai tudo dar ao mesmo e constituem as partes dos ovinos que assentam no chão para se movimentarem.

No nosso país, estes animais é no Alentejo onde mais abundam sendo a sua carne muito apreciada em vários pratos sendo talvez o mais conhecido o “ensopado de borrego”.

Há quem muito aprecie cabeças de carneiro assadas no forno. O carneiro ou borrego foi sempre muito utilizado na confecção de pratos de casamento quando este tinha lugar tinha lugar na casa dos pais dos nubentes e quase sempre guisado com batatas.

São muito conhecidos e apreciados os pezinhos de coentrada que aparecem na cozinha alentejana.

Habituei-me desde criança a comer pezinhos guisados com feijão branco, é um dos pratos que mais aprecio e que nunca encontrei na restauração.

Na minha passagem pela Beira-Alta, ninguém conhecia ou admitia que tal se comesse e na serra algarvia, ainda que os comessem não confeccionados assim e isso compreende-se porquê, a quase impossibilidade de se juntar tanto pé.

Em Santarém todos os talhos existentes no mercado municipal estavam abastecidos de tais peças pois eram muito procuradas.

Hoje, vivendo numa cidade do Oeste, nenhum talho vende tal coisa, contudo, “descobri” numa cidade próxima aonde me desloco com frequência, um único talho, que vende tal iguaria e onde me abasteço sempre que lá vou.

Ainda que os cozinhe com batatas novas e ervilhas, prefiro-os com feijão branco. Os pés vêm previamente arranjados e constitui um trabalho moroso que tem de se pagar.

É um prato fácil de confeccionar.

Após um refogado normal com cebola, alho, salsa, louro, em azeite, e a que se juntou tomate e cenoura às rodelas, dá-se uma primeira cozedura aos pés na panela de pressão, ou seja, ficam “entalados”.

Acrescenta-se ao refogado um pouco de água onde foram cozidos os pés e em lume brando os pezinhos ficam a guisar. O feijão mete-se na panela de pressão até esta apitar.

Junta-se depois aos pezinhos não esquecendo de acrescentar um pouco de água onde o feijão esteve a cozer.

Fica a apurar em lume brando.