domingo, 15 de julho de 2012

A Escola dos Combatentes [2]


Já apresentei aqui e incluída na rubrica Memórias do Meu Bairro a fotografia na minha 4ª classe [1948/49] realizada na escola que inaugurei com os meus colegas vindo transferido da do Pereiro, da velhinha que destruíram.

Talvez devido a essa publicação e a muitas referências que este  blogue faz a este já velhinho bairro da cidade, fui contactado de França por um antigo morador do Meu Bairro que também fez lá a sua 4ª classe e que está há muito radicado naquele país encontrando-se na situação de reforma.

Este grupo de 40 elementos, como eram as turmas de então, foram alunos do prof. Agnelo da Silva Lázaro que igualmente foi meu professor. No ano seguinte à minha 4ª classe, iniciaram estes a 1ª com o professor Agnelo, vulgo entre os alunos Bintóito, devido à sua pronúncia de beirão que nunca perdeu. Esta fotografia representa a 3ª classe.

É graças à amabilidade do meu amigo Carlos Isidoro que a posso publicar com a identificação que fez passados tantos anos o que motivou algumas falhas e interrogações absolutamente naturais.

O nº 1 é o José Pinto, 2-Narciso, 3- Quim Fontes, 4- Coelho, 5-Matos, 6-Luís Filipe, 7-Ernesto, 8. CARLOS ISIDORO, por alcunha o “pcanino”, 9-Manuel Castro, 10-Rui de Oliveira, 11-Branco, 12- por alcunha o Tejo, 3-Salvador, 14 – Samouco, 15-Hilário da Rampa, 16 – Faia, 17- Valdemar, 18- Conde (dos cestos), 19- Manuel José, irmão do Maroca, 20 – Caiado, 21- (não identificado), 22- Conceição, 23 (não identificado), 24- Ramiro, 25-Mariano, 26- Plaza, 27- Valente, 28 – Defensor, da ribanceira, 29 – Verdasca, da estrada das Padeiras, 30(não identificado), 31 – Pedro, 32 – Ribeiro, 33 – por alcunha o avô, 34 (irmão de uma empregada da sapataria Plaza), 35 (não identificado), 36 – António Alfaro Matias, 37-António Oliveira (?), 38- Maroca Santana (?), 39- Cruz.

A contínua é a Menina Marcelina.

Lembro-me bem da maior parte deles, principalmente dos que viviam mais próximo de mim e muitos deles nunca mais os vi e não sei por onde andam. Os últimos que me lembro de ter encontrado foram o Quim Fontes, o Valdemar e o Carlos Mariano.

Se alguém procurar dar uma achega a este texto tem na página o meu e-mail de contacto e será bem-vindo.
Actual edifício escolar, muito aumentado em relação ao original. Foto JV