quarta-feira, 25 de julho de 2012

Gregório Rodrigues Fernandes



Nasceu na vila ribatejana de Salvaterra de Magos em 4 de Janeiro de 1849.

Foi muito jovem para Lisboa onde estudou no Colégio de Santo Agostinho. Faz depois no Porto os preparatórios na Academia Politécnica.

Regressa a Lisboa para frequentar a Escola Médico-Cirúrgica onde se forma com distinção em 1873 (?) apresentando a tese As Ressecções e a Sua Importância Cirúrgica.

No Hospital de S. José é nomeado cirurgião do banco, passando a extraordinário em 1883 e a director de enfermaria do de S. Francisco em 1888.

Muito estudioso, andou sempre na vanguarda da ciência médica praticada na época, sendo considerado um excelente cirurgião.

Era grande amigo do não menos conhecido Dr. Sousa Martins, que era visita de sua casa e a cuja morte assiste.

Publicou vários trabalhos, entre os quais “A Patogenia da Febre Traumática, (1875)” e “Glaucoma e Recessão do Joelho” (1877). Este último trabalho relata uma intervenção altamente apreciada, sendo ele o primeiro cirurgião a realizá-la em Portugal. Contudo, o maior êxito foi alcançado em 1892, com o tratamento e extracção de tumor do útero e ovários.

Exerceu as funções de Delegado de Saúde de Lisboa e foi o 27º Presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa, (1903 – 1905).

Faleceu em Lisboa no dia 24 de Julho de 1906.

Foi pai de dois brilhantes médicos.

__________________________________

Boletim da Junta de Província do Ribatejo, 1937 – 1940.

Quem é Quem – Portugueses Célebres, (Coord. Leonel de Oliveira) Círculo de Leitores, 2008.