domingo, 9 de dezembro de 2012

António de Matos e Noronha


Escalabitano nascido no século XVI destacou-se no campo das letras.

Iniciou os estudos em Direito na Universidade de Coimbra e concluiu-os na de Salamanca, então muito prestigiada.

Foi Inquisidor em várias cidades espanholas. Foi sagrado Bispo de Elvas no tempo de Filipe II pelo Cardeal D. Gaspar de Quiroga, arcebispo de Toledo. A cerimónia teve lugar no Real Mosteiro das Descalças de Madrid que foi fundado pela princesa D. Joana, mãe de el-rei D. Sebastião. Inocêncio IX confirma o acto em 17 de Novembro de 1591.

É nomeado deputado ao Conselho-Geral do santo Ofício em 13 de Novembro de 1592 e exerce as funções de Inquisidor-Geral em 1596.

Regressa, entretanto, ao Bispado de que esteve ausente cerca de 4 anos, funções que exerce até 1610 e onde se dedica à continuação das obras da Sé.

 
Igreja de Nª Sª da Assunção
(Antiga Sé)
Monumento Nacional
 
Foi encarregado da formação de seu sobrinho, Sebastião de Matos e Noronha, nascido em Madrid em 1586, filho do irmão Rodrigo de Matos e Noronha e de D. Filipa Cardoso que viviam obrigatoriamente em Espanha, pois Rodrigo de Noronha pertencia ao Conselho de Portugal.
Sebastião de Noronha veio muito novo para Portugal, ficando à guarda do tio, que depois dos primeiros estudos o mandou para a Universidade de Coimbra onde se doutorou em Cânones.

Sebastião de Matos e Noronha, arcebispo de Braga, veio a entrar na conjura contra D. João IV, vindo a morrer na cisterna do Castelo de Palmela poucos dias depois de lá ser encerrado, dizem que envenenado.

D. António de Matos e Noronha faleceu a 17 de Novembro de 1610.

 ____________________________________

Monumentos e Lendas de Santarém, Zepherino N. G. Brandão, Lisboa, 1883.

Santarém no Tempo, Virgílio Arruda, 1971.

Boletim da Junta de Província do Ribatejo, Nº 1 Anos de 1937 – 1940 (p.559)

História da Igreja em Portugal, Fortunato de Almeida, Coimbra, 1930.

Entrada de Sebastião de Matos de Noronha no Norte do País – 1618, Abel Ernesto Barbosa Barros, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 1999.

História Eclesiástica de Portugal, P. Miguel de Oliveira, Publicações Europa – América, 1994.