domingo, 8 de dezembro de 2013

D. Frei Henrique de Távora


Também conhecido por D. Frei Henrique de Távora e Brito era filho de Fernão Cardoso e de D. Filipa de Brito e irmão mais velho de D. Frei Fernando de Távora, nascendo como seu irmão em Santarém.

Foi moço de câmara do Cardeal D. Henrique e professou como seu irmão no Convento de S. Domingos de Benfica. Quando era Prior do mesmo Frei Bartolomeu dos Mártires que acompanhou quando este foi nomeado Arcebispo-Primaz de Braga.

Sendo da sua inteira confiança, acompanhou-o por sua decisão igualmente ao Concílio de Trento onde se distinguiu pregando de um modo notável defendendo as ideias da reforma eclesiástica.

Ao regressar a Portugal é eleito Prior do Convento de Évora.

E nomeado Bispo de Cochim em 1576, substituindo o 1º D. Frei Jorge Temudo e em 29 de Janeiro do ano seguinte Arcebispo de Goa, sucedendo a Gaspar Jorge de Leão Pereira, funções que exerce até à data do seu falecimento ocorrido em 17 de Maio de 1581, em Chaul e quando fazia uma visita ao arcebispado, constando que teria sido envenenado.

____________________________________


Portugal – Dicionário Histórico, Corográfico, Heráldico, Biográfico, Bibliográfico, Numismático e Artístico, Vol.VII, p. 52, transcrito por Manuel Amaral.

História Eclesiástica de Portugal, Publicações Europa-América, P. Miguel de Oliveira, 1994


Wikipédia, a enciclopédia livre