sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Gonçalves Isabelinha




Joaquim Duarte Gonçalves Isabelinha nasceu em Almeirim a 5 de Dezembro de 1908.

Seus pais foram pequenos comerciantes e Gonçalves Isabelinha fez o Liceu na cidade de Santarém na segunda década do século passado.

Matricula-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra onde conclui o curso em 1936, tirando a especialidade de oftalmologia em 1940, em Lisboa.

Quando se encontrava no 2º ano do curso e com um intervalo de poucos dias falecem-lhe primeiro a mãe e depois o pai.

Formou com Rui Puga, durante vários anos, a dupla da especialidade em toda a região de Santarém.

Foi aluno de grandes Mestres como Maximino Correia, Elísio de Moura, Bissaia Barreto e Morais Zamith, entre outros.

Jogou futebol na Associação Académica de Coimbra, pois já tinha iniciado essa actividade desportiva no Sport Grupo Scalabitano os Leões, na cidade de Santarém, clube que se extinguiu ao fundir-se com o Sport Grupo União Operária dando origem ao actual União de Santarém.

Estabeleceu a sua actividade de médico no Largo de Sá da Bandeira em Santarém, onde exerceu medicina até aos 97 anos.

A medicina para ele funcionou como um sacerdócio. Se tinha sempre o consultório cheio de doentes, grande parte eram consultas grátis, pois aos pobres não levava dinheiro e com os amigos acontecia a mesma coisa.

A sua benemerência era bem conhecida na cidade, onde sempre desfrutou de grande carinho da população. Distribuía periodicamente verbas para apoio social por entidades de Santarém e Almeirim.

Quando completou o centenário natalício foi alvo de grande homenagem organizada por um grupo de amigos e a que se associaram entidades oficiais nomeadamente de Santarém, Almeirim e Coimbra, Reitor da Universidade, Presidente da Direcção da Associação Académica de Coimbra e os Presidentes das Câmaras Municipais de Santarém e Coimbra, à que se juntou muito povo de todas as classes sociais.

Não deixaram de participar ranchos folclóricos, fados de Coimbra e Antigos Orfeonistas daquela Universidade. Foi editada uma biografia do homenageado.

O seu nome faz parte da toponímia de Santarém e Almeirim.

Faleceu no Hospital de Santarém a 24 de Novembro de 2009, doze dias antes de completar 101 anos. O corpo esteve em câmara ardente na Igreja de Santa Clara, realizando-se o funeral para jazigo de família no cemitério de Almeirim, sua terra natal.
________________________________

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
cavalinhoselvagem.blogspot.com