quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Augusto Barreiros






Augusto Manuel Serrão Faria de Souto Barreiros nasceu em 15 de Março de 1922 na freguesia se Azinhaga do concelho da Golegã onde faleceu em 16 de Março de 2012.

Originário de uma família de proprietários agrícolas, que além deste aspecto eram aficionados por cavalos e toiros, características próprias da Lezíria do Tejo.

Cedo se dedicou à actividade literária escrevendo peças para amadores e publicou poesia e contos, pelo que foi associado da extinta Sociedade Portuguesa de Escritores e depois da Associação Portuguesa de Escritores e da Sociedade Portuguesa de Autores.

Colaborou em jornais como o “Diário Popular”, “Diário Ilustrado”, “O Século”. “O Comércio do Porto”,e Diário de Notícias” e nas revistas “Flama” e “Vida Rural”.

“A Editorial Adastro” e a “Livraria Ferin” produziram alguns dos seus trabalhos em livro como “Azinhaga, Livro de Horas”, “Nocturno”, “Canto que Volta ao Silêncio” e “Caprichos Ribatejanos”, entre outros.

Augusto Souto Barreiros escreveu ainda duas operetas (1948 e 1950) em dois actos e oito quadros, que tiveram por título “Sol das Lezírias” e “A Flor dos Campos”, exibidas entre outros locais no “Cine Teatro D. Elisa Bonacho”,da Golegã, onde obtiveram grande êxito. Ambas foram musicadas por José dos Reis.

Dedicou-se, igualmente, ao folclore e à etnografia, principalmente, no campo da pesquisa e divulgação que o levaram a proferir conferências na Universidade de Coimbra e palestras na Rádio Difusão Portuguesa.

Estudou e abordou temas como “Os seareiros”, “Os cagaréus”, Fainas com o Gado Bravo”, “Danças Tradicionais do Ribatejo”e noutro tipo “Rezas”e “Tratamento e Benzeduras”

Dedicou também a sua atenção ao Rancho Folclórico da Casa do Povo da Azinhaga, depois Rancho dos Campinos da Azinhaga com exibições em vários locais do país e do estrangeiro sempre com sucesso.

Foi distinguido pela Feira Nacional da Agricultura (Santarém) com o Diploma de Mérito, pela Casa do Ribatejo, em Lisboa, com a Placa de Ribatejano Ilustre e nomeado Sócio de Honra.

A Câmara Municipal da Golegã atribuiu-lhe a Medalha e Diploma de Mérito Municipal.

_________________________________________

Casa da Comédia da Azinhaga esgota peça de teatro de Augusto do Souto Barreiros. www.tintafresca.net. Página visitada em 2013-01-12.