sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Gaspar de Mendonça


Gaspar Barata de Mendonça nasceu no Sardoal a 3 de Agosto de 1627 e era filho de Pedro Lopes Barata, magistrado e de sua mulher Antónia de Moura.

Seguindo a carreira do pai, foi realizar os estudos de Direito na Universidade de Coimbra e após a sua conclusão é nomeado Juiz na Comarca da sua terra natal. Entretanto, é colocado como Juiz de Fora em Tomar.

Ao verificar na prática judicial as injustiças praticadas, resolve retirar-se e entrar num seminário, após a ordenação foi nomeado vigário de São João de Gestaçô, pertencente à Diocese do Porto. Ocupa depois o mesmo lugar em Santa Engrácia.

Devido à sua inteligência e dotes oratórios, foi designado Desembargador da Relação Eclesiástica de Lisboa, Juiz dos Casamentos e Relator de Direito Canónico.

Pelo impedimento do 14º Bispo de Miranda, D. André Furtado de Mendonça (1672-1676), substituiu-o temporariamente.

Inocêncio XI
O nosso rei D. Pedro II, desejando elevar à dignidade de arquidiocese a Diocese de S. Salvador da Baía de Todos os Santos, fez uma petição ao Papa Inocêncio XI no sentido de elevar esta à dignidade de Arquidiocese. Ao mesmo tempo solicitava ao Pontífice que ao converter a catedral da Baía na distinção de metrópole Primaz do Brasil, fizesse a nomeação de seu primeiro arcebispo D. Gaspar Barata de Mendonça, pois tratava-se de pessoa altamente qualificada para exercer tamanha dignidade.

Deste modo, o Santo Padre emitiu duas bulas em que nomeia Gaspar Barata de Mendonça como arcebispo da nova arquidiocese, tendo como seu consagrante D. Estêvão Brioso de Figueiredo.
A posse foi tomada por procuração em 3 de Junho de 1677, exercendo a prelazia por delegados sem nunca ter viajado para a nova Sé devido à sua saúde frágil. Apesar disso, fez erigir várias paróquias e acabou por resignar em 1681.

Faleceu na sua vila natal a 11 de Dezembro de 1681 este prelado e jurista português, ribatejano pelo nascimento que jaz sepultado em mausoléu junto à Capela-Mor da Igreja de Santa Maria da Caridade.
__________________________________

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

História Eclesiástica de Portugal, Edição Revista e Actualizada, Publicações Europa-América, P. Miguel de Oliveira, 1994.

Dois Mil Anos de Papas, 2005

Dicionário Corográfico de Portugal Continental e Insular, Américo Costa, XI Vol. , Porto, 1948, p 122