sábado, 4 de janeiro de 2014

Manuel de Figueiredo


 Nasceu em Torres Novas em 1568 e teria falecido por volta de 1622, foi discípulo do matemático Pedro Nunes e cosmógrafo do Reino.

Dominou, por isso, a Arte de Navegar e em 1608 é nomeado cosmógrafo do Reino, o 4º a exercer tal cargo e fá-lo a nível interino substituindo João Baptista Lavanha.

A Matemática, a Astronomia ou a Física foram particularmente estudadas por ele que deixou uma grande obra neste campo, hoje na grande maioria raríssimas de encontrar.

Escreveu:
“Chronographya, Reportório dos Tempos”, dividido em 10 partes nas quais se contam “Esfera”, “Cosmografia e Arte de Navegação”,”Astrologia Rústica e dos Tempos”, Prognósticação dos eclipses e sementeiras”, “O Calendário romano com os eclipses até (1)630” e “O uso da fábrica da Balhestilha e quadrante geométrico, com um tratado dos relógios”.

Este trabalho constitui um tipo de almanaque com títulos à semelhança de outros autores, mas valorizado por vários comentários e diferenças de apreciação técnica.

Foi impresso em Lisboa em 1603, constituindo uma raridade.

“Hydrographia, Exame de Pilotos” é um trabalho que contém regras que todo o piloto deve conhecer e respeitar para uma melhor navegação. Apresenta Roteiros de Portugal para o Brasil, Rio da Prata, Guiné, S. Tomé, Angola e Índias Portuguesas incluindo igualmente as Américas de Castela. Estes roteiros náuticos escritos com base em antigos textos foram de grande utilidade para a época. Apresenta, igualmente, uma “Tábua de Apartamento do Sol ao Nascer de Leste e Oeste e ao Pôr em Qualquer Altura”, o que constitui ainda a base de hoje.

Foi impressa pela 1ª vez em 1609 e teve mais três edições, 1614, 1625 e 1632.

É obra rara e muito estimada.

Roteiro e Navegação das Índias Ocidentais. Ilhas Antilhas e mar Oceano Ocidental, com suas derrotas, sondas, fundos e conhecenças, etc. – Imprensa em Lisboa, no ano de 1609.

De carácter um pouco diferente, publicou: “Prognóstico do Cometa que apareceu em 15 de Setembro de 1604”.

Impresso em Lisboa no ano de 1605.

_____________________________________

História de Portugal – Dicionário de Personalidades” (coordenação de José Hermano Saraiva), edição QuidNovi, 2004.

Portugal Antigo e Moderno – Dicionário, A.S.B. Pinho Leal, Vol IX1880, p.630.

História de Portugal – Edição Monumental da Portucalense Editora – Porto – (Volumes IV e VI – MCMXXXIV-Portugalense Editora, Lda, Barcelos.