terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Rui de Azevedo


Rui Pinto de Azevedo nasceu em Benavente em 1889.

Frequentou o Colégio Militar e tirou o Curso Colonial e o Superior de Letras.

Em 1912 frequenta a Universidade de Berlim e em 1913 a de Oxford.

Exerceu o magistério dos liceus em Évora, Coimbra e no Liceu Camões em Lisboa de que foi reitor e professor de línguas.

Convidado primeiro em 1935 e depois em 1946 para professor de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e depois na de Lisboa, declina ambos os convites.

A sua atracção vai, contudo ,para a História a que dedicou todo o seu interesse e tornou-se no maior paleógrafo e diplomatista português do seu tempo.

Foi académico de número a partir de 1938, da Academia Portuguesa da História que o incumbiu do trabalho principal da publicação dos Documentos Medievais Portugueses, já que se tratava de um grande medievalista.

A transcrição paleográfica das chancelarias do Conde D. Henrique, de D. Teresa e de D. Afonso Henriques com uma longa introdução e notas críticas ao texto com tal erudição, põe esse trabalho ao nível dos melhores que são conhecidos.

Foi nomeado pela Academia Portuguesa da História presidente da Comissão das Regras para a Publicação de Documentos e vogal do Conselho Académico.

Sócio de Mérito da Academia das Ciências de Lisboa e distinguido como Doutor Honorís Causa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A ele se deve a edição em três volumes de Documentos Medievais Portugueses (1940 – 1962), isto em continuação à Portugaliae Monumenta Histórica.

Publicou O Tejo e as suas Lezírias desde Estrabão aos tempos Modernos, O Ribatejo, As Origens da Ordem de Évora ou de Aviz, O Mosteiro do Lorvão na Reconquista Cristã, 1932; Documentos Falsos de Santa Cruz de Coimbra, 1935; A Chancelaria Régia Portuguesa nos séc. XII e XIII, 1938; A Presúria e o Repovoamento entre Minho e Lima no séc. X, 1945; Riba-Coa sob o Domínio de Portugal, 1962; Documentos Régios, 1958 e 1962 e O Compromisso da Confraria do Espírito Santo de Benavente, 1963.

Benavente, Estudo Histórico – Descritivo, por Álvaro Rodrigues de Azevedo, foi por ele continuado e editado em 1926.

Exerceu as funções de Provedor da Santa Casa da Misericórdia da sua terra natal.

Faleceu em Lisboa em 1976.
____________________________________

Enciclopédia Verbo Ed. Século XXI, Vol 3, p.1252

Antologia da Historiografia Portuguesa, A. H. de Oliveira Marques, Vol. II, Publicações Europa-América, Lda, 1975, p. 198

Vida Ribatejana, Número Comemorativo dos Centenários da Fundação e Restauração de Portugal, 1940

LELLO UNIVERSAL, Dicionário Enciclopédico Luso-Brasileiro, Porto, 1975

Boletim da Junta de Província do Ribatejo, 1937 – 40 (Director e Editor) Abel da Silva, Lisboa, 1940, p 372.

Figuras Notáveis do Ribatejo. Jorge Ramos, Vida Ribatejana.