quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Vassalo e Silva



Manuel António Vassalo e Silva nasceu em Torres Novas a 8 de Janeiro de 1899, sendo filho de Manuel Caetano da Silva (um monárquico) e de Maria da Encarnação Vassalo e Silva e irmão da conhecida escritora antifascista, Maria Lamas.

Ingressou na Faculdade de Ciências de Lisboa onde se bacharelou em Matemáticas e fez os preparatórios de Engenharia Militar. Ingressa na vida militar em 13 de Novembro de 1922 frequentando o Curso de engenharia militar na Escola Militar que conclui como aspirante a Oficial em 1926. É alferes em 1 de Novembro do mesmo ano e colocado no Regimento de Sapadores Mineiros nº 1 (Lisboa). Em 1927 já se encontra no Porto e afecto à Escola Prática de Engenharia quando foi promovido a tenente.

Já tínhamos entrado, por isso, no período político iniciado no 28 de Maio de 1926 e que na História veio a ficar conhecido por “Salazarismo”.

Depois de Agosto de 1931 vai prestar serviço na Escola de Transmissões onde em 1 de Dezembro de 1932 é promovido a capitão. Aqui permanece até 1943.

Foi professor-adjunto da 24ª Cadeira da Escola do Exército. É promovido a Major em 27 de Outubro de 1944, embarcando no ano seguinte para Moçambique como Comandante de engenharia do Quartel General do Comando das Forças Expedicionárias às Colónias. Estávamos, por isso, em plena II Guerra Mundial. De Moçambique passa a Timor, integrado nas Forças Expedicionárias ao Extremo Oriente cuja missão era restabelecer a soberania portuguesa que havia estado ocupado pelo Japão.

Depois de um desempenho exemplar em Timor, regressa a Lisboa em 1947 e é colocado como professor provisório nos Pupilos do Exército acabando por ser provido ao lugar de Professor Catedrático da 24ª Cadeira da Escola do Exército. Quando exerce estas funções é promovido a Tenente-Coronel, em 6 de Março de 1953 e a Coronel, por escolha, a 11 de Setembro de 1956.

Entretanto, vai comandar a Escola Prática de Engenharia em Tancos e em 1957-58 frequenta o Curso de Altos Comandos, para assim, poder ter acesso ao generalato. É brigadeiro em 4 de Novembro de 1958.

Em finais deste ano iniciou a última missão da sua vida militar, pois é nomeado Governador Geral do Estado da Índia, do qual foi o 128º e último.

No decorrer desta missão recebe a patente de General em 14 de Junho de 1960.

A União Indiana que já vinha ameaçando uma invasão ao território, visto Portugal se ter negado a estabelecer conversações no sentido da sua passagem para a União Indiana, na noite de 17 para 18 de Dezembro de 1961 invade o território com grande número de homens tomando de assalto os territórios de Goa, Damão e Diu, consumando a ocupação no dia imediato.

Oliveira Salazar tinha enviado dias antes o seguinte ultimato:”Só aceitava soldados e marinheiros vitoriosos ou mortos”

O contingente português compunha-se de 3 500 militares mal armados e municiados que tinha que se opor a uma avalanche de 50.000 homens do exército invasor, dotados com os mais modernos meios terrestres, navais e aéreos.

O Governador por considerar não haver hipótese de resistência prolongada perante a avalanche, dá ordem de recuo das tropas portugueses, destruindo vias de comunicação e ordenando a rendição no dia 19.

Vassalo e Silva foi o último militar a abandonar a Índia a 14 de Maio de 1962, rumo a Carachi (Paquistão), chegando a Lisboa no dia 16.



Com um banho de sangue Salazar queria dar uma “lição” ao Mundo!

Em 22 de Março de 1963 em Conselho de Ministros, Salazar baseando-se num parecer do Conselho Superior do Exército e da Armada e sem julgamento em Tribunal Militar, a Vassalo e Silva e aos seus mais directos colaboradores foi aplicada a pena de demissão do Exército.

O Decreto-lei nº 727/74 de 19 de Dezembro, do Conselho de Chefes dos Estados Maiores das Forças Armadas, anulou as penas impostas aos militares punidos e mandou reintegrá-los nas Forças Armadas. O General foi considerado reformado em 8 de Janeiro de 1969.

Foi agraciado com várias condecorações: Graus de Oficial, Comendador e Grande Oficial da Ordem Militar de S. Bento de Avis; com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito Agrícola e Industrial, Classe Mérito Industrial, com a Medalha Naval (Ouro); comemorativa do 5º Centenário da Morte do Infante D. Henrique.

Igualmente, foi condecorado com a Medalha de Prata de Serviços Distintos devido à sua acção em Timor, com a Medalha de Mérito de 1ª classe, com a Medalha de Prata da Classe de Comportamento Exemplar e com a Medalha comemorativa das Expedições a Timor.

Que se saiba a toponímia indica o seu nome na terra natal, em Almada (Charneca e Caparica), Lourinhã (Atalaia) e Oeiras (Linda a Velha).

Faleceu em Lisboa a 11 de Agosto de 1985.
__________________________________

Tratado de Todos os Vice-Reis e Governadores da Índia, Editorial Enciclopédia, Limitada, Lisboa – Rio de Janeiro, 1962

Os Esquecidos da História, Posted Julho 31, 2011

“Os Generais do Exército Português”, (III Volume, I Tomo, Coordenação do Coronel António José Pereira da Costa)