sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Alfredo Augusto Holtreman




O 1º Visconde de Alvalade chamava-se Alfredo Augusto das Neves Holtreman e nasceu em Santarém no dia 6 de Abril de 1837, tendo sido agraciado com o título em 22 de Julho de 1898 pelo Rei D. Carlos.

Era filho de António Maria Ribeiro da Costa Holtreman e de Libânia Augusta das Neves e Melo.

Bacharelou-se em Direito na Universidade de Coimbra e fixou-se em Lisboa numa das quintas da família no Lumiar, tornou-se um advogado de grande prestígio na capital.

Casou em 1859 com D. Julieta Natalina Luísa Guerin, de quem teve duas filhas. uma delas foi mãe de Jose´Alfredo Holtreman Roquete (vulgo José Alvalade) que veio a ser o impulsionador da fundação do Sporting Clube de Portugal.

Alfredo Holtreman fomentava o convívio dos netos com outros rapazes da mesma idade na sua luxuosa mansão.

O neto José lembrou-se de fundar um grande clube e para tal não esqueceu o avô a quem solicitou o seu auxílio (1904). Cedeu-lhe 200 mil réis em dinheiro e disponibilizou terrenos (local onde se encontra o Estádio José Alvalade) da sua quinta para a construção de instalações indispensáveis ao seu desenvolvimento.

Em 1906 era classificado como Presidente Honorário do Clube.

É assim que nasce o grande Clube que é o Sporting Clube de Portugal e é ele próprio que redige os 1ºs Estatutos do Clube. Como seu protector, é eleito o 1º Presidente do Clube, funções que cessa em 1910, passando então a presidir à Assembleia-Gera, o que acontece até 1917.

Em 1910, com a Implantação da República, veio a esmorecer um pouco o seu interesse pelo Clube, até porque acompanhou o exílio da Família Real para Londres.

Em 1912 é sócio de Honra.

Faleceu a 7 de Julho de 1920, depois do neto, o que muito o desgostou e o fez afastar do Clube.
____________________________________


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




Nobreza de Portugal e do Brasil", Direcção de Afonso Eduardo Martins Zúquete, Editorial Enciclopédia, 2.ª Edição, Lisboa, 1989, Volume Segundo, p. 265

http://wikisporting.wikidot.com/alfredo-augusto-das-neves-holtreman