sábado, 1 de fevereiro de 2014

Álvaro Lapa



Álvaro Isidro de Faria Lapa, de seu nome completo, nasceu em Torres Novas a 25 de Março de 1882, formando-se na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa em 1906.

De 1906 a 1909 frequentou as Faculdades de Medicina de Paris e de Berna e respectivas clínicas hospitalares.

Teve três grandes Mestres de que foi discípulo, em Paris os Professores Darier e Milion e, na Suíça, o Professor Ladersohn.

Regressado a Portugal, é nomeado médico dos Hospitais Civis de Lisboa, tendo dirigido de 1911 até 35 a consulta de doenças venéreas do Hospital do Desterro.

Além desta actividade, presta a sua colaboração em diversas publicações ligadas às ciências médicas da sua especialidade e em associações internacionais de dermatologia, tendo sido o representante de Portugal na Comissão Internacional de Luta contra a Lepra.

Nas suas especialidades, dermatologia e venereologia, foi docente na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e igualmente na de Coimbra.

Foi demitido na vaga de depuração política praticada na Universidade e não só, que incluiu grandes figuras da nossa ciência e intelectualidade praticada em Maio de 1935 pelo Governo do “Estado Novo”. Além de Álvaro Lapa foram vítimas também  nesta altura Abel Salazar, Aurélio Pereira Silva Quintanilha, Manuel Rodrigues Lapa, Sílvio Rodrigues Lapa e o General José Mendes Norton de Matos.

O Professor Doutor Álvaro Lapa já militava no partido Republicano nos seus tempos de aluno da Escola Médica de Lisboa onde foi colega de um nosso avô.

Tivemos a honra e o prazer de o conhecer pessoalmente quando acompanhámos o nosso pai a uma consulta no seu consultório que funcionava num primeiro andar no “Rossio” em Lisboa. Levávamos uma carta de recomendação do meu avô e teríamos os nossos 17/18 anos.

Depois da consulta desenrolou-se uma conversa em que ele pretendeu saber algo do seu antigo condiscípulo e de ideias políticas muito próximas depois nós como jovem que éramos recebemos grande lição política onde o grande alvo era Oliveira Salazar. Foi de tal maneira que nunca mais nos esquecemos disso.

Mas o nosso contacto com o Professor não ficou por aqui e numa altura em que já não o esperávamos, por volta de 1970 e quando já tínhamos iniciado a profissão carreira e encontrando-nos numa pequena vila do sul do país, o médico, como íamos passando nessa altura chamou-nos para nos apresentar o Professor Álvaro Lapa ao que respondemos que já o conhecíamos. Ficou admirado o Mestre e não menos o médico que nos chamou. Foi então que tivemos que contar a história que se tinha passado (excepto a lição política). Não deixou de me perguntar pelo meu avô que nesta altura já levava três anos de falecido.

Não consegui apurar a data do seu falecimento que presumo se ter dado depois de 25 de Abril de 1974
_________________________________

Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, Vol. 2 p 679.
http://maismemoria.org/mm/2011/11/25/notas-biograficas-dos-investigadores-e-docentes-alvo-de-depuracao-politica-das-universidades-portuguesas-pelo-estado-novo/
http://memoria.ul.pt/index.php/Lapa,_%C3%81lvaro_Isidro_Faria