domingo, 2 de fevereiro de 2014

Ivone Silva


Maria Ivone da Silva Nunes nasceu na freguesia de Paio Mendes, concelho de Ferreira do Zêzere, no norte do Ribatejo no dia 24 de Abril de 1935 e foi uma actriz que se tornou conhecida do grande público, principalmente, pelo seu trabalho humorístico no teatro de revista e na televisão.

Era filha de José António da Silva e de sua mulher Ermelinda Rosa Nunes, ambos ligados à arte da alfaiataria. Ainda que seu pai tivesse participado em filmes portugueses como “O Ladrão da Luva-Branca” e “O Zé do Telhado”, sendo assim Ivone Silva começou cedo a conviver com as artes cénicas, tal como a irmã, também actriz, Linda Silva.

Estreou-se no Parque Mayer na década de 60 tendo participado em revistas como Ó Zé aperta o laço (1971), Cá Vamos Pagando e Rindo (1972), Uma no Cravo, outra na Ditadura (1974), O Bombo da Festa (1976), A Aldeia da Roupa Suja (1978) ou Isto é Maria Vitória! (1986).

Onde se teria tornado mais conhecida, devido à sua grande abrangência, foi na televisão formando com o actor Camilo de Oliveira um dueto humorístico muito engraçado e crítico da sociedade em que faziam de dois alcoólicos, o Agostinho e a Agostinha, no programa televisivo Sabadabadu (RTP).

Algumas das suas frases ainda permanecem na memória do povo como com este vestido preto, nunca me comprometo.

Participou no filme de Henrique Campos, A Maluquinha de Arroios.

Esta figura ímpar do teatro português faleceu vítima de doença prolongada em Lisboa a 20 de Novembro de 1987, na força da vida e quando ainda tinha muito para dar à arte que abraçou.

O seu nome figura pelo menos na freguesia do Campo Grande em Lisboa.

________________________________________

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Enciclopédia Verbo Século XXI