segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

João Rodrigues de Deus


Rei D. Carlos que concedeu o título.
O 1º Visconde de S. Gião, João Rodrigues de Deus, que tomou o título por decreto de D. Carlos de 29 de Maio de 1890, nasceu em Alcanena, então freguesia do concelho de Torres Novas onde foi grande benemérito, tendo fundado à sua custa uma albergaria para os pobres daquela terra que dotou com casa e rendimento anual de 500$000 réis, garantidos por algumas propriedades.

João Rodrigues de Deus nasceu a 29 de Novembro de 1826, era filho de António Rodrigues de Deus e de D. Maria da Conceição de Deus.

Casou com D. Maria Delfina Silveira e Serpa natural de Lapas, freguesia do concelho de Torres Novas, em 10 de Dezembro de 1863, filha de José Alexandre da Silveira e Serpa e de sua mulher Ana Deodata Freire da Costa e Magalhães.

O título que foi concedido em duas vidas veio a ser recebido pelo seu filho José Alexandre Rodrigues de Deus que nasceu em 13 de Junho de 1866.

O nome de S. Gião tem a ver com a designação da quinta que João de Deus possuía próximo de Torres Novas, na freguesia de S. Pedro.

Além de lavrador e proprietário, era industrial de grande iniciativa, tendo conseguido adquirir grande fortuna

Benemérito por natureza, distribuía as suas abundantes dádivas sempre às ocultas e que a morte veio revelar.

Politicamente desempenhou o lugar de vereador na Câmara Municipal de Torres Novas e foi Procurador à Junta Geral do Distrito.

Desempenhou o lugar de Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Torres Novas.

Faleceu o 1º Visconde em Torres Novas a 8 de Abril de 1894, tendo sido depositado no seu jazigo no cemitério de Torres Novas, tendo falecido a viscondessa em 12 de Maio de 1911,

Em Torres Novas existe a Escola EB1 Visconde de S. Gião e nas Lapas uma Rua com o seu nome.
_________________________________

Nobreza de Portugal, Vol.II, 1960, p.638.
Mosaico Torrejano, Artur Gonçalves.
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=41625