sábado, 1 de março de 2014

António Marques Esparteiro





António Marques Esparteiro nasceu na freguesia de Mouriscas, concelho de Abrantes, a 21 de Outubro de 1898. Era filho de Luís Marques Esparteiro, comerciante e de Engrácia Lopes. Eram oito irmãos e todos fizeram os seus estudos.

Frequentou a Escola Naval e tirou o Curso de Artilharia no Royal Naval College de Greenwich e na Gunnery School de Portsmouth e o Curso Naval de Guerra. Sai assim, oficial da Marinha.

Nas suas funções de oficial da Marinha foi director da Escola de Alunos Marinheiros (1927), comandou o torpedeiro Lis e o vapor Lidador.

Como capitão-tenente exerceu, igualmente, as funções de comandante da Defesa Marítima do Porto de Leixões e Barra do Douro (1943), tendo comandado interinamente as forças navais do Estado da Índia e foi comandante do Aviso Afonso de Albuquerque.

Este Aviso veio a ser destruído em combate em Dezembro de 1961 por uma força da União Indiana. Defrontou 6 navios de guerra e era seu capitão o capitão de mar e guerra Cunha Aragão.

Fez parte da Missão Naval da Fiscalização dos Avisos de 1ª classe construídos em Inglaterra.

Foi Director-Geral da Marinha e desempenhou as funções de vogal do Conselho Consultivo do Museu da Marinha e da Comissão da História Militar. Esteve igualmente ao serviço da Marinha de Guerra na Embaixada de Portugal nos Estados Unidos da América.

Passou à reserva como capitão de mar e guerra em 21 de Agosto de 1958, por isso, ao fazer 60 anos.

Naturalmente que pelo trabalho desempenhado foi agraciado com variadas condecorações.

Tudo isto era mais do que suficiente para que fosse classificado de figura ribatejana a destacar, mas o capitão-de-mar-e-guerra António Marques Esparteiro além de ter deixado obra escrita sobre a sua profissão, foi um grande escritor e dicionarista. É das suas mãos que sai em 1936 o valioso trabalho Dicionário Ilustrado da Marinha, de que vieram a sair mais duas edições, uma em 1943 e outra em 2001.

São dezenas os trabalhos publicados, estando quase todos relacionados com a marinharia.

Faleceu em finais de 1976.
______________________________________

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Grande Enciclopédia Luso-Brasileira.

Blogue Mouriscas, Terra Grande, Terra Nossa.

Cabodofimdomundo,blogspot,pt/2010/05/nrp-afonso-de-albuquerque,html